por Carol Bertholini

Em homenagem ao Dia Nacional e Municipal do Choro, comemorado em 23 de abril, aniversário de Pixinguinha, o Centro de Santos foi palco de uma série de eventos no último sábado, dia 22. A festa teve início ainda pela manhã com a apresentação dos alunos da Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas, que interpretaram clássicos como Bicho Carpinteiro, Gente Humilde e Carinhoso. Em meio as canções, os aplausos e a emoção de turistas, familiares e amantes da cultura e da música brasileira que acompanharam o evento.

Para a aprendiz de flautista Emilly, o frio na barriga faz parte das apresentações que tem se tornado cada vez mais frequentes a medida em que os alunos evoluem. “Eu fico nervosa. Não consigo ficar muito tranquila antes das apresentações, mas ao olhar para o público e perceber que a música que a gente está tocando está emocionando a todos, esse medo logo passa”, comenta. Para Alinne, que toca cavaquinho, a ansiedade já foi contornada. “Eu não fico preocupada, nem com medo, nem nada. Até sinto essa ansiedade, mas já consegui transformá-la em um sentimento positivo, que me ajuda e não o contrário”.

Ainda em frente a Estação Valongo, aconteceu também uma exposição de trabalhos artesanais feitos por artistas da cidade. Na sequência, o público pode acompanhar o grupo Pra Que Chorar, que se apresentou em frente a Estação e depois seguiram todos tocando pelas ruas do centro histórico à bordo do bonde turístico.

A festa teve continuidade na sede do Clube do Choro, com o lançamento do livro “Vamos falar de Santos II”, da Editora Matarazzo. O evento contou com a presença da jornalista e escritora Thais Matarazzo. Na sede também foi aberta exposição alusiva ao Centenário do Samba e delicioso Festival de Caipirinhas ao mesmo tempo em que acontecia um bazar de Economia Criativa, todas atividades elaboradas por Márcia Okida e alunos do curso de Multimídias da UNISANTA.

A noite foi a vez do Grupo Choro & Afins abrilhantar a comemoração, com um espetáculo maravilhoso que encantou a todos que lotaram a sede, e fechou um dia especial com chave de ouro. Para Thiago Prata, que trabalha há quinze anos no centro da cidade como despachante aduaneiro, trabalhar naquele sábado foi um pouco diferente. “Eu não sabia desta programação. Ouvi a música e logo fui em sua direção. Ouvir um pouco de música boa antes de trabalhar faz toda a diferença. Queria que todo sábado fosse dia do choro”, comentou animado.

Para Tássia Cadinelli, que acompanhou toda a festividade, é importante agregar vários segmentos. “A música, a arte em geral, e até mesmo a culinária, são muito importante no que se refere a cultura. E misturar todos esses elementos, enaltecer o choro, que é um estilo musical originalmente brasileiro, e dar oportunidade para todo esse pessoal mostrar o seu trabalho é promover com excelência o que há de melhor no entretenimento da nossa cidade”, afirma.

As comemorações se encerram neste próximo sábado, dia 29/04, às 18h00 quando o grupo Choro & Afins recebe a cantora japonesa Yoshime Katayama no projeto Chorinho no Aquário.

A Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas sente-se muito honrada por participar, ao lado de grandes personalidades, de exímios músicos e de pessoas sensacionais, deste dia tão importante. Viva o Clube do Choro! Vida o nosso chorinho!!!!

Veja as fotos: http://www.choroecidadania.org.br/escola-de-choro-comemorou-o-dia-municipal-e-nacional-do-choro/

Patrocínio:

DEIXE UM COMENTÁRIO