por Carol Bertholini

Santos, 14 de julho de 2017 – Movidos pelo amor a música, alunos e professores do Projeto Música e Cidadania realizaram uma apresentação inesquecível na noite desta quarta-feira (12). O espetáculo, que tinha por objetivo mostrar os resultados de todo o trabalho realizado ao longo do último ano, teve início com  Santa Morena, de Jacob do Bandolim, que foi interpretada pelo Regional dos Professores, conjunto formado pelo corpo docente do projeto. Já contando com a participação dos alunos, a música sequencial foi Benzinho, do mesmo compositor. Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Waldir Azevedo, Luizinho 7 Cordas, e outros, também tiveram obras interpretadas pelos chorões.

Entre aplausos e vibrações do público, a cada interpretação, a coordenadora pedagógica do projeto, Cibele Palopoli, acrescentava ao espetáculo informações valiosas sobre cada um dos compositores, e até sobre as características e histórias das músicas apresentadas. “É de extrema importância situar tanto o público quanto os alunos sobre estas personalidades. O legado destes compositores significa um verdadeiro tesouro cultural”. Participando do projeto há cinco meses, Cibele se diz contagiada pela energia dos alunos. “É sempre muito prazeroso ver o palco cheio de crianças, ainda mais tocando choro. Embora estivéssemos ensaiando há semanas, é sempre muito emocionante quando juntamos todos num único palco, numa única apresentação. A gente sabe que o choro não é fácil por ser um estilo musical instrumental. Mas aí está o nosso desafio. Ficamos felizes demais por conseguirmos realiza-lo”.

      

Esta foi a segunda vez que Vitor Gabriel, de 12 anos, subiu ao palco para mostrar o que aprendeu. “Para mim, a música se tornou uma das coisas que mais gosto de fazer. Comecei aprendendo violão e logo me interessei pelo bandolim. E subir ao palco, poder mostrar o que aprendi para minha família, é bem estimulante. Eles gostam e acabam me incentivando ainda mais”. Elisabete Fernandes de Oliveira Santos, mãe do Vitor Gabriel, levou a família toda para apreciar a apresentação. Com orgulho estampado nos olhos, ela conta que o filho é muito dedicado. “Ele está no projeto há poucos meses. E a gente percebe o quanto ele ama tudo isso. Ninguém precisa pedir para ele estudar. Ele faz porque gosta. Ou melhor, ele é apaixonado por música. Sempre que ele estiver no palco, nós estaremos aqui prestigiando”.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi quando Verônica Ribeiro soltou a voz e interpretou  As Rosas Não Falam, de Cartola. Acompanhada por Luan Pablo dos Santos Pinho no piano, a dupla deixou o público atônito.

Para o empresário e produtor cultural Michel Pereira, dono de uma das casas noturnas mais tradicionais de Santos, o espetáculo significa um presente para a sociedade. “O trabalho realizado pela Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas é muito importante. O choro precisa ser mais difundido, mais valorizado, mais conhecido. Ver essas crianças envolvidas com música é incrível e transformador. Mas utilizar o choro para isso é lutar contra essa crise cultural que infelizmente vivemos. É um trabalho assertivo e exemplar!”.

       

O coordenador do projeto, Luiz Fernando Costa Ortiz, avalia muito positivamente os resultados alcançados durante o desenvolvimento do Projeto Música e Cidadania, financiado com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e que termina no próximo dia 31 de julho. ”A execução desse projeto nos trouxe uma experiencia impar onde conseguimos, com a valiosa colaboração de toda a equipe envolvida e a dedicação dos alunos e as parcerias firmadas,  superar as metas inicialmente apresentadas, seja no número de atendidos, seja no resultado musical atingido. Estamos buscando recursos para podermos continuar a desenvolver esse trabalho, que entendo ser de extrema importância para os jovens na sua formação intelectual, musical e cidadã e  também para o futuro de cada um deles”.

Quem compareceu pode curtir cada segundo deste momento tão especial para todos. Quem não pode estar presente, aguarde. Não faltarão oportunidades!

Parabéns aos nossos alunos, professores e a toda a equipe que participou dessa realização!

Venha o álbum de fotos completo: http://www.choroecidadania.org.br/2o-musica-e-cidadania-em-concerto-apresenta-resultados-e-emociona-o-publico-no-teatro-guarany/

 

DEIXE UM COMENTÁRIO