O Clube do Choro

Missão

Promover o gênero musical popular urbano brasileiro, “Choro”, e desenvolver a cidadania de crianças e adolescentes.

Visão

Acreditamos em uma sociedade que preserve suas raízes e identidades, bem como, responsável pela proteção e pleno desenvolvimento de suas crianças e adolescentes.

Valores

Cidadania, generosidade, diversidade, dinamismo, autonomia e cooperação.

Mais sobre o clube do choro

O Clube do Choro de Santos tem o objetivo de promover e difundir o Choro para o público em geral e também para admiradores do choro, tanto artistas que tocam chorinho ou para o público que quer conhecer melhor o gênero musical. A ideia sempre foi agregar os conjuntos de choro da região da Baixada Santista e também para que as pessoas- principalmente o jovem – possam tomar contato com o Choro, que é considerado o primeiro gênero de música popular urbana do Brasil, muitas vezes excluído do atual processo cultural, em razão da comercialização e da banalização da música popular. Anualmente o clube promove eventos comemorativos ao ‘Dia Municipal e Nacional do Choro’, no mês de abril, e ao ‘Dia Estadual do Choro’, em junho.

Em 23 de abril de 2002, na data em que se comemora o Dia Nacional do Choro, nascia o Clube do Choro. Foi fundado por um grupo de amigos apaixonados pelo gênero musical. A inauguração aconteceu nas dependências do bar e lanchonete do SESC Santos. Marcello Laranja, atual presidente do Clube, fez uma explanação sobre a história do choro, ao lado do conjunto Cinco Companheiros.

A primeira sede do Clube ficava nas dependências da Sociedade Humanitária, na Praça José Bonifácio. Era uma única sala que servia para encontros e reuniões, mas durou pouco, pois o horário da entidade era de expediente comercial, o que acabou inviabilizando a permanência. Algum tempo depois, no dia 23 de abril de 2008, foi inaugurada a nova sede no calçadão da Rua XV de Novembro, em pleno centro histórico. Todo o trabalho realizado foi feito, voluntariamente, pelos próprios companheiros de diretoria, com pouquíssimos recursos. Três ou quatro meses após a inauguração, o Clube do Choro perdeu sua sede, pois o prédio foi vendido.

Em novembro de 2010, a Prefeitura de Santos cedeu uma sala nas dependências do Mercado Municipal. Desta forma, nasceu a Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas que, desde abril de 2011, realiza suas aulas.

Já o Clube do Choro ficou sem sede até 2015 quando o local foi reaberto, desta vez no número 68 do bulevar da Rua XV de Novembro, bem no centro histórico, onde mantêm suas atividades. O objetivo é tornar o espaço um Centro de Cultura onde, todas as quintas-feiras acontecem Rodas de Choro espontâneas. Além disso, o local recebe ainda workshops, aulas do projeto Música e Cidadania, festivais promovidos por secretarias municipais e também está de portas abertas à ações culturais da sociedade como um todo.