Carolina Bertholini

Por meio do choro, estilo musical urbano brasileiro, mais de cem crianças e adolescentes já tiveram em suas vidas a oportunidade de conhecer um instrumento e de aprender a tocá-lo. Em sua maioria, crianças e adolescentes que dificilmente conheceriam tal estilo musical e, mais ainda, talvez não tivessem a possibilidade de se descobrirem na música. Muitos deles, moradores de cortiços localizados na região Central de Santos. A Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas, desde 2011, promove este encontro.

 Em 2015, o projeto “Música e Cidadania” desenvolvido pela Escola, foi aprovado pelo CMDCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O patrocínio possibilitou a ampliação das atividades que agora acontecem não apenas em sua sede (localizada no Mercado Municipal) como também em parceria com a Escola Barnabé, a Escola Avelino da Paz Vieira, a Associação Esculpir e o Serviço de Valorização da Criança da Secretaria de Saúde de Santos. 

Por meio das oficinas gratuitas de diversos instrumentos ligados ao choro, crianças e adolescentes escolheram se querem aprender a tocar piano ou violão. Também tiveram início as aulas de aperfeiçoamento em violão (de seis ou sete cordas), bandolim, cavaquinho, flauta transversal ou percussão. Aqueles que já tocam estes instrumentos tem a chance de ter aulas avançadas. Ou seja, aqueles que já deram os primeiros passos podem continuar e aperfeiçoar esta caminhada.

Além deste encontro com a música, em meio às aulas, são atribuídos conceitos de cidadania, valores sociais e humanos, que fazem com que estes alunos apresentem ao longo de seu crescimento e evolução, características transformadoras. Muitos se tornam mais focados, outros ficam mais calmos. Tem quem melhore seu desempenho escolar, e até quem descubra sua vocação na música.

Um trabalho diário, que necessita dedicação, comprometimento, e que promove transformação social e consequentemente, satisfação à todos os envolvidos.

DEIXE UM COMENTÁRIO