por Carol Bertholini

A Escola Barnabé, parceira do Projeto Música e Cidadania, recebeu o presidente do Instituto Arte do Dique, Zé Virgílio, na tarde desta quarta-feira, dia 5. Cerca de 70 alunos participaram do encontro que teve início com a apresentação de dois documentários que retratam a história do instituto na comunidade da Vila Gilda, em Santos. Após as exibições, houve Bate Papo e os alunos puderam participar falando sobre suas experiências e fazendo perguntas. Zé Virgílio relembrou o nascimento do Arte no Dique, e falou sobre a amizade com o músico e ex-Ministro da Cultura, Gilberto Gil, que é seu conterrâneo. Segundo o visionário e criador do Arte no Dique, no começo o objetivo era promover a musicalização, dar a oportunidade para que crianças e adolescentes pudessem desenvolver uma outra alternativa de entretenimento e até mesmo de profissionalização. “Hoje nós atuamos de uma forma mais abrangente, temos dança, arte em geral, economia criativa, e estamos nos estruturando para termos uma rádio web e uma rádio comunitária”. Além disso, há quatro anos, acontece um intercâmbio entre alunos de projetos parceiros e do instituto. “Já fomos até para Paris!”, afirma. Durante a conversa, Zé Virgílio falou também sobre a importância da cultura. “Meio ambiente, saúde, educação, segurança, moradia. Tudo isso faz parte de um grande bloco chamado Cultura. E a arte é um apêndice desse bloco”.

Para Ricardo Matos Santos de Oliveira, de 19 anos, o Bate Papo foi muito interessante. “Eu achei espetacular. Esse tipo de iniciativa é inspirador. Estimula! Faz com que qualquer um de nós saiba que é possível chamar a responsabilidade e atuar nas comunidades. De repente, ampliar e levar para outros locais também!”, afirmou o estudante.

Ainda sobre a atuação tanto do Instituto Arte no Dique quanto da Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas, Ricardo disse ser um trabalho primordial. “Eu acho que essas ações podem resgatar o cidadão que conhece apenas a sua própria realidade. É importante ampliar os horizontes das pessoas. Mostrar que existe um mundo gigante lá fora. E quanto mais a gente conhece outras realidades, mais consegue modificar aquilo que não está bom com maior abrangência e efetividade!”, finalizou o aluno.

O diretor da Escola, Luiz Fernando Ortiz, aproveitou para reiterar as palavras de Zé Virgílio sobre os sonhos. “O que a gente percebe é que, por mais que pareça difícil realizar algum sonho, com fé e determinação ele se torna possível. Parece clichê, mas é a mais pura verdade: tem que acreditar!!! Agradecemos muito esta parceria com este instituto tão sério que se apresenta na figura do amigo Zé Virgílio”.

Este encontro faz parte do ciclo de palestras promovidas pelo Projeto Música e Cidadania.

DEIXE UM COMENTÁRIO