por Carol Bertholini

Você sabe o que significa Panapaná? Os alunos do Projeto  Música e Cidadania agora sabem! Panapaná é o coletivo de borboletas. A explicação foi dada por Paulo Mauá, músico, engenheiro, e escritor do livro A Orquestra Panapaná. A obra foi o instrumento norteador do Bate Papo que aconteceu nesta quinta feira, dia 30, com os alunos do Projeto Música e Cidadania, desenvolvido pela Escola.

Com ilustrações de Roberta Laas, o livro introduz conhecimentos musicais na vida de crianças e adolescentes. A obra de Paulo Mauá revela um universo transformador. O enredo dispõe sobre o papel dos instrumentos musicais, sua importância em uma orquestra. Além disso, trata de questões como a inclusão social e a preservação ambiental.     

Três exemplares foram doados pela Predcenter Construtora, e aconteceu uma leitura prévia. Durante a roda de conversa os alunos se sentiram absolutamente livres e realizaram uma série de perguntas ao autor. E o início da conversa foi baseado em como escrever um livro. Paulo falou sobre organizar as ideias e manter a coerência no enredo da obra. Deu grande importância ao hábito da leitura. Especialmente para aqueles que gostam de escrever, este é um aspecto que deve ser levado bastante à sério. Afinal, ler significa exercitar a imaginação, e até aprender, de forma bastante natural, a escrever de maneira correta. Para o autor, que também assina a obra O CIRCO PANAPANÁ, a expectativa é abrir novos horizontes. “Gostaria que eles saíssem deste encontro iluminados pela possibilidade de que a música e a literatura estejam fortemente unidas. Que eles desenvolvam o interesse por qualquer tipo de leitura. Que queiram escrever! Que criem histórias sobre si mesmos, por meio das palavras e da música!”.

A relação entre ele e a Escola é antiga. “Acompanho essa trajetória desde o início. É perceptível que a cada ano que passa esse trabalho se torna cada vez mais maduro e consistente. Só tenho elogios. Tanto pela qualidade quanto pela finalidade, pelo público-alvo escolhido e pela escolha do estilo musical, o chorinho”.

Davi tem 16 anos e estuda piano no Projeto há cerca de dois meses. Mas o interesse pela música caminha lado a lado com a vontade de escrever um livro. “Ainda não sei se escrevo sobre coisas que vivi para tentar ajudar quem passou por coisas semelhantes a mim, ou se construo uma história de terror!”, comenta. Para ele, a conversa com Paulo Mauá foi bastante elucidativa. “Foi a primeira vez que conversei com um escritor. Ele explicou detalhadamente e de forma simples para que todos nós pudéssemos entender. Já imaginei até algumas possibilidades de títulos para o meu livro”.

Segundo o diretor, Luiz Fernando Ortiz, esta atividade faz parte de um cronograma envolvendo um ciclo de 12 palestras, sendo oito sobre cidadania e quatro sobre o choro. “Nossa ideia é sempre envolver, em meio as aulas, conceitos que reforçam as razões de a Escola existir: música e cidadania. Tentamos ampliar os horizontes em ambos os motivos”.

Veja o álbum de fotos: http://www.choroecidadania.org.br/bate-papo-literario-infantil-livro-a-orquestra-panapana/

DEIXE UM COMENTÁRIO