por Carol Bertholini

No sábado, dia 25 de março, o palco do Teatro Guarany recebeu o talento e conheceu a determinação dos alunos do Projeto Música e Cidadania, desenvolvido pela Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas. A apresentação dos músicos mirins emocionou o público que pode apreciar canções como Flor Amorosa e Tico-tico no Fubá. O espetáculo, que foi o primeiro do Projeto, deixou alunos e professores ansiosos, mas também muito satisfeitos.

Cerca de vinte alunos preencheram o palco. Entre eles, Rafael, de apenas 10 anos. A habilidade do garoto com o violão não passou despercebida pelo público enquanto ele tocava Lamentos, de Pixinguinha. “Eu estava muito nervoso. E quando fui tocar sozinho, fiquei mais nervoso ainda. Eu sabia que muita gente estava ali prestando atenção, e eu não queria errar. No final, foi muito bom. Valeu a pena!”, relembra orgulhoso.

Para a pequena Jasmin, de 8 anos, a apresentação foi motivo de orgulho. “Gostei muito de tocar Asa Branca e Bicho Carpinteiro. Meu irmão estava na platéia e disse que foi muito bom”. Já Nadyne, de 12 anos, diz que a emoção marcou o dia. “Sempre tive vontade de cantar, de me envolver com a música. E no Projeto encontrei essa chance. Mas aprendendo a tocar instrumentos. De repente, me deram a oportunidade de dar um passo diferente. E cantei Carinhoso durante a apresentação. Foi muito emocionante! Tenso antes, mas relaxante depois”, relembra.

O músico, engenheiro e escritor, Paulo Mauá, esteve presente na apresentação. Para ele, o trabalho desenvolvido por meio do Projeto Música e Cidadania foi muito bem representado no palco do Teatro Guarany. “A gente acompanha desde o princípio este serviço que a Escola e o Projeto prestam a sociedade, Me assumo fã com facilidade. É bonito de ver o olhar de satisfação dessas crianças enquanto tocam ou ouvem outras pessoas tocarem. É algo mágico!”, afirma. Já Silvio Gonzaga, que também já conhecia o trabalho do Projeto, parabenizou alunos e professores. “Muito legal ver essa sintonia entre essa molecada. A gente assiste e sabe que está vivenciado os resultados do Música e Cidadania!”.

A noite foi de arrepios, superações e muita comemoração! Já estamos ansiosos pela próxima! Parabéns à todos e muito obrigada àqueles que prestigiaram esse momento tão importante para nós.

Veja o álbum de fotos: http://www.choroecidadania.org.br/musica-e-cidadania-em-concerto/