Santos, 6 de julho de 2017 – Se apresentar em público, especialmente pela primeira vez, não é fácil para ninguém. Para os alunos da Unidade Municipal de Ensino Avelino da Paz Vieira, participantes do Projeto Música e Cidadania não seria diferente. Mas este foi apenas um sentimento inicial de dificuldade que se perdeu logo nas primeiras notas tocadas durante a apresentação do último dia 26. Para o professor de piano, Théo Cancello, o sentimento de insegurança era esperado. “Alguns alunos estavam bastante tensos, com medo. Mas mesmo assim, todos se apresentaram. E o mais surpreendente de tudo foi que, ao final, eles queriam dar continuidade tocando outras músicas que não estavam combinadas. Esta é uma sensação incrível tanto para eles, que estavam mostrando o que aprenderam quanto para nós, professores, que compartilhamos este conhecimento”.

Iniciando com a música Carinhoso (de Pixinguinha), o espetáculo aconteceu para alunos de outras classes da escola. A programação seguiu com as músicas Asa Branca (de Luiz Gonzaga) e Benzinho (de Jacob do Bandolim). Ainda segundo o professor, a apresentação como um todo significou muito aprendizado. “Foi um momento que pode ser comparado à vida. A gente ensaia, e nem sempre as coisas saem como gostaríamos. Às vezes, a gente erra. E durante a apresentação houve erros. Mas o mais importante foi a postura destes jovens aprendizes. Mesmo quando eles tocaram alguma nota errada, todos seguiram com a canção. Exatamente como deve ser na música, no palco e na vida. E nós elogiamos isso! Foi incrível perceber o quanto eles ficaram contentes!”.

Os alunos de violão do professor Lucas Paini também apresentaram o resultado das aulas. “A expectativa é de que este passo sirva como estímulo para que os alunos se dediquem cada vez mais e até motivem outros a conhecerem e participarem do projeto”. afirmou.

Emily e Jennifer tem 12 anos e participam do projeto. Mas não é apenas isso que elas têm em comum. Ambas têm o sonho de ser cantoras. E para isso, a orientação dos professores tem sido fundamental. “Tudo o que a gente aprende relacionado a música é importante para nos dar base para este objetivo. Já sabemos que atuar no meio musical não é fácil. Mas com certeza ficará ainda mais difícil se a gente não se dedicar, não estudar, não correr atrás do que deseja”, comentou Emily. Já Jennifer falou sobre o misto de sentimentos que envolve as apresentações. “Acho que um dos primeiros sentimentos que temos que superar é a timidez. E fazer um espetáculo para colegas da escola ajuda muito nisso. Até porque, quando acaba, a gente queria começar tudo novamente. É uma sensação muito prazerosa. Um frio na barriga que, no final, se transforma em fogos de artífico!”.

Fotografias de Carol Carvalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO