Carolina Bertholini

Adolescentes seguem uma dieta de alto risco para problemas cardiovasculares, renais e obesidade. A afirmação é do Ministério da Saúde que, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou uma pesquisa inédita. Os resultados apontaram que o refrigerante é o sexto alimento mais consumido entre eles. Apenas metade dos entrevistados disse consumir mais de 5 copos de água por dia, 80% consomem sódio em excesso e todos ingerem menos cálcio e vitamina E do que o adequado.

alimentacaoavelino-21
Em meio às diversas atividades promovidas pela Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas,
cerca de 30 alunos de 8º e 9º ano da Unidade Municipal de Ensino Professor Avelino da Paz Vieira tiveram a oportunidade de aprender conceitos importantes sobre a “Alimentação Saudável na Adolescência”.
A palestra foi ministrada pela nutricionista Juliana Dias que ensinou os alunos a identificarem alimentos que não podem faltar no cardápio diário. Para a especialista, o cealimentacaoavelino-19nário é preocupante uma vez que casos de obesidade, diabete, hipertensão, causados pela falta de uma alimentação saudável, têm sido diagnosticado, cada vez mais cedo, entre os adolescentes. “Seja classe A, B ou C, os adolescentes estão se alimentando muito mal. Por isso, a orientação nutricional é de suma importância e, além de eu estar fascinada pelo projeto Música e Cidadania, o convite para trocar estes conhecimentos com esta faixa etária (13/17 anos) é essencial hoje em dia. Fico feliz por participar dessa engrenagem”, comentou a nutricionista.
Inicialmente, a conversa trouxe à tona questões básicas sobre o funcionamento do corpo humano, especialmente durante a alimentacaoavelino-09adolescência, (compreendido entre 13 e 19 anos). A importância da nutrição neste período, a obesidade, e até mesmo os transtornos alimentares, como a anorexia, bulimia e vigorexia, também fizeram parte das explanações. O principal objetivo desta ação foi promover a consciência dos alunos em relação aos hábitos alimentares mais saudáveis levando à eles a possibilidade de se prevenir uma grande gama de problemas relacionados à saúde.
Além de música e cidadania, a Escola de Choro Luizinho 7 Cordas entende que saúde é fundamental!
Para o dia 8 de dezembro está programada a palestra de educação ambiental na Escola Barnabé. Confira em Eventos: http://www.choroecidadania.org.br/events/palestra-educacao-ambiental-uma-abordagem-transdisciplinar/

DEIXE UM COMENTÁRIO