De agosto de 2016 a julho de 2017, o Clube do Choro de Santos, através da  Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas desenvolveu o Projeto Música e Cidadania com o patrocínio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e recursos de seu Fundo, que é em boa parte composto de destinações do Imposto de Renda, realizadas por meio do Programa Destinação Criança. Com isso, iniciamos e desenvolvemos o projeto, que atendeu em torno de 100 crianças e adolescentes. A parceria teve duração de um ano. Sendo assim, foram doze meses de muito trabalho e realizações que se tornaram possíveis por meio do aporte. Durante todo o  Música e Cidadania, a Escola pode aprimorar a abrangência de seu trabalho, e principalmente, de sua filosofia.

Pudemos receber um número maior de alunos, iniciando os conhecimentos musicais para dezenas de crianças que, muitas vezes, nunca haviam tido contato com um instrumento musical. Aqueles que já tinham conhecimento básico puderam aperfeiçoar os estudos com as aulas avançadas de diversos instrumentos. Além disso, pudemos ainda ampliar as atividades com a Associação Esculpir, as unidades educacionais públicas Avelino da Paz Vieira e Barnabé, e também com a Secretária Municipal da Saúde que nos direcionou crianças atendidas no CVC,  com dificuldades de cognição e socialização, TDAH, autismo e comportamentos impulsivos. Nesta última parceria, uma experiência nova e desafiadora, que nos enriqueceu de humanidade através dos resultados obtidos com os alunos, tanto na transformação comportamental como no aprendizado musical.

Imprescindível dizer o quanto este apoio foi fundamental para o crescimento das atividades da Escola e, especialmente, para o aproveitamento dos alunos e (por que não dizer?) da sociedade como um todo. Agradecemos a confiança e parceria que gerou tão bons resultados neste último ano e deixou marcas significativas em nossa história.

Apesar do término do convênio com a Prefeitura, a Escola conseguiu manter o Projeto Música e Cidadania, mais enxuto, com apenas três  turmas: aperfeiçoamento em flauta transversal, aperfeiçoamento em percussão e iniciação ao violão, essa última em parceria com a Associação Esculpir e o Serviço de Valorização da Criança da Secretaria de Saúde de Santos. Continuamos recebendo nossos aspirantes a músicos e nos dedicando a transmitir todo o conteúdo didático possível e os valores necessários ao desenvolvimento humano e à formação cidadã!

Multiplicar cultura significa multiplicar conhecimento. Significa abrir portas de um desconhecido que nos possibilita ir além. Assistir crianças e adolescentes, muitos deles, em situação de vulnerabilidade social, possibilitando o acesso ao ensino musical do gênero Choro, que é genuinamente brasileiro, significa promover sonhos e ampliar os horizontes individuais de cada um. E a música é, no minimo, uma grande companheira que nos ajuda a percorrer os caminhos da vida de maneira muito mais agradável e feliz.

Foi muito importante encontrar todas estas portas que se abriram em meio ao caminho. Mas fica aqui registrado nosso descontentamento pela falta de programas de politicas públicas que possam facilitar o processo de sustentação econômica para continuidade de projetos de sucesso e relevância sociocultural.

Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte desta realização.

DEIXE UM COMENTÁRIO